LucianaRibeiro

LUCIANA RIBEIRO

Luciana Ribeiro é atriz formada pela Escola Superior de Teatro e Cinema, onde ganhou duas Bolsas de Mérito.

Estreou-se em 1999 com “Eleanor Marx”, texto e encenação de Graça P. Corrêa, no CCB.

Entre 2000 e 2004 trabalhou com a Comuna – Teatro de Pesquisa, onde integrou o elenco de espetáculos de João Mota, Carlos Paulo, Álvaro Correia e Alfredo Brissos. Fez assistências de encenação a João Mota e Álvaro Correia. Integrou o Elenco e foi Assistente de Encenação no espetáculo “Jardim Suspenso”, de Abel Neves com encenação de Alfredo Brissos para o Teatro Nacional Dona Maria II.

Trabalhou também com a Companhia Cepa Torta, TEC – Teatro Experimental de Cascais, Escola de Mulheres, Plano 6, Bica Teatro, Companhia de Teatro Industrial e Cultural Kids. Foi ainda assistente de encenação dos espetáculos “A Dona da História”, enc. de Alfredo Brissos e “Misterman”, enc. de Elmano Sancho.

Encenou o espetáculo “Daqui Ninguém Entra”, texto de Vasco Gato em 2016. Tem sido responsável pelo apoio vocal de vários espetáculos. É professora de Interpretação e de Voz.

Como professora de Voz, lecionou nas escolas EPI, Guilherme Cossoul, Evoé, Espaço Sou, Be On Stage, Estal, AMA e deu vários workshops para diversas empresas. Atualmente é professora de Voz na Inimpetus.

É Locutora, tendo feito locuções para Estoril Sol Casinos Online, TAP, Domino’s Pizza, entre outros.

Como professora de Interpretação, encenou “Sonho de Uma Noite de Verão”, de Shakespeare, Exercícios Sobre Liberdade, Vários, “O Rinoceronte”, de Eugene Ionescu e “Todas as Cartas de Amor são Ridículas”, de Fernando Pessoa e Oélia Queiroz, entre outros na Inimpetus e “Rei Ubu”, de Alfred Jarry na EPI.

Fez várias participações em novelas e séries para a televisão. Em cinema participou nos filmes “São Jorge”, de Marco Martins, “75cl”, de Gonçalo Nuno de Souza e “O Último Dia” de Andrea Lioy.