FrancescaBertozzi

FRANCESCA BERTOZZI

Bailarina, intérprete e formadora. Licenciado pela Escola Superior de Dança de Lisboa, em 2004. Em 2020, concluiu a sua formação em Dança Sensível, um método que integra experiências de movimento consciente com elementos de osteopatia, em Itália, sob a direcção de Claude Coldy.

Como bailarina e performer, trabalhou com: Victor Hugo Pontes, Tiago Guedes, Inês Jacques and Mão Morta, Beatriz Cantinho and Ricardo Jacinto, Arte Pública de Beja; Gonçalo Lobato Ferreira; Ana Martins, Dançarte, Maria João Costa Espinho, Linda Valadas.Como actriz e bailarina, interpretou, no papel principal de Inês, o teatro imersivo espectáculo “E Morreram Felizes Para Sempre” (2015) de Nuno Moreira, encenado por Ana Padrão e direcção de movimento por Catarina Trota.

Em 2021, dirigiu um grupo de movimento que integra o espectáculo “In Solitaria” da e com Claudio Gasparotto e o músico Fábio Mina. Ela é a intérprete e coreógrafa dos solos: “Náufrago” e “Pensando a Ofelia”. Desde 2016 que trabalha como coreógrafa com a Companhia de Teatro de Almada nas peças : “O Feio”, “Noite da Liberdade”, “Bonecos de Luz” e “Migrantes”. Tem colaborado como formadora: Ar.Co, Festival Materiais Diversos, F.O.R., Teatro Maria Matos, In Impetus, Quinta Ten-Chi, entre outros.

Em paralelo com os seus projectos artísticos, tem vindo a desenvolver actividades pedagógicas como formador, ensinando aulas e laboratórios de dança contemporânea, dança criativa, movimento de actores, práticas somáticas no estúdio e na natureza.