FilipeCrawford

FILIPE CRAWFORD

Nasce em 1957.

Em 1976 estreia-se no Teatro da Comuna com a peça “Sete Soldados e um Acordeão” de Richard Demarcy. Em 1982 completa o Curso de Encenadores da ESTC (Conservatório Nacional). Em 1984 vai para França onde permanece durante três anos. Frequenta a Escola do Teatro Nacional de Strasbourg e o Conservatório de Paris como aluno estagiário e completa uma Maîtrise de Estudos Teatrais na Sorbone Nouvelle. De regresso a Portugal em 1988 começa a ensinar a Técnica da Máscara, disciplina que introduz no ensino teatral português.

Em 1989 cria a companhia Meia Preta, especializada em Commedia dell’Arte. Em 1995 cria uma empresa unipessoal, a FC Produções Teatrais, que quatro anos depois se instala no Teatro Casa da Comédia. Em 1997 forma a Escola da Máscara, projeto de formação especializado no Teatro de Máscaras e na Commedia dell’Arte. Em 2002 cria o Festival Internacional de Máscaras e Comediantes.

A sua formação completa-se com dois estágios no Théâtre du Soleil, em Paris, e com um Master de Commedia dell’Arte no Pícolo Teatro di Milano. No ano passado frequentou um seminário internacional, Arte Della Maschera, no Centro Maschere et Strutture Gestuall da família Sartori.